Nenhum a Menos - Not One Less - 1999 - Drama

|



Nenhum a Menos
Título Original: Ye Ge Dou Bu Neng Shao
Origem:
China, 1999
Direção: Zhang Yimou
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama
Estrelando:
Minzhi Wei, Zhang Huike


Sinopse:

Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora se estreia, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de desporto e, quase de imediato, Huike, um dos miúdos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Voto Popular na Mostra de Cinema de São Paulo (1999)

Comentários:

Nenhum a menos traz a história simples mais muito forte e tocante sobre o cotidiano de uma escola rural no interior da China, mostrando as dificuldades e os abismos culturais que existem mesmo em sociedades que muitos acreditam estar se adaptando as mudanças que vem ocorrendo em nosso mundo cada vez mais globalizado.
Nele vemos uma mensagem clara sobre a questão da pobreza e sobre a evasão escolar, e que nesse aspecto o assunto pode ser comparado com situações em diversas partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.De forma simples o filme aborda temas sérios e complexos, além de mostrar uma dura realidade vivida pelo povo chines.
Gosto de filmes orientais, e para quem me conhece isso não é nenhum segredo, e um dos motivos que gosto é exatamente um dos muitos motivos que este filme apresenta, e neste caso a forma desprentesiosa que o filme é narrado com atores na maioria das vezes desconhecidos, mas que conseguem atuar de forma marcante e muitas vezes muito melhor que qualquer rostinho conhecido de Hollywood.
A responsabilidade que a pequena Wei tem que suportar e as escolhas que tem que fazer não são coisas que qualquer criança em sua idade seria capaz e o filme tem a intenção de tocar em diversos assuntos de forma a levantar questões que muitas vezes passam despercebidas ou são até mesmo evitadas durante o nosso dia-a-dia.

Um filme extremamente comovente, mas que não chega a se tornar dramático e nem meloso demais. Este filme fala sobre o que é ser um professor e também como as qualidades de alguns seres humanos pode fazer a diferença na hora de superar situações dificeis.
Na escola da vida, cada momento é uma oportunidade para o aprendizado.

Trailer:



Classificação: Excelente


0 comentários:

 

©2009 Comentando sobre o filme | Template Blue by TNB