Quem Matou o Carro Elétrico?

|



Who killed the eletric car?
Documentário
EUA
ano 2006
92 minutos

Site oficial : http://www.evconfidential.com/

Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido emais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Masmuita gente grande ficou realmente incomodada e esses carros foramdestruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretoresenvolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou oCarro Elétrico? é a verdadeira autópsiaque revela os culpados deste crime contra o meio ambiente.


Procure em uma locadora ou talvez em sua biblioteca na faculdade.

Classificação: Ótimo





E agora aproveitando o gancho do documentário:

Quem Matou o Carro Elétrico - Montadoras como GM e Ford defendem Carros que ajudem o meio ambiente


Bom, fora o Carnaval que obviamente tinha que estar nas manchetes, também tivemos nossa atenção voltada para o começo da corrida presidencial americana e outra notícia da terra do Tio Sam que me chamou atenção foi a que diz que as empresas fabricantes de carros, pretendem agora dar mais enfâse nos carros "ecologicamente corretos".

Então você lê algo como...

"Salão de Detroit tem início com destaque para tecnologias 'verdes'
GM, Ford e Chrysler apareceram no Salão mais ecológicas do que nunca.O evento abriu as portas no domingo para a imprensa, apresentando as novidades do setor."

...para tentar esquecer a crise do setor nos Estados Unidos e para defender seus esforços em reduzir o consumo de gasolina.
..Os chamados "Três Grandes de Detroit" acumularam, entre 2005 e 2006, cerca de US$ 30 bilhões em prejuízos, e só em 2007 sua fração de mercado nos EUA caiu 7%.

Fonte: G1 14/01/2008 - 10h00 - Atualizado em 15/01/2008 - 18h53



Geoff Robins/AFP

O pior é que tem otário que acredita...
Bem vamos falar sobre isso, Foi notícia na capa de revista Exame (que fez uma máteria muito boa a respeito), mas o que ninguém sabe é que já poderiamos ter carros elétricos e híbridos desde a década de 1980, o que diminuiria a dependência dos derivados do petróleo por parte da industria automobilística e teria feito maravilhas ao meio ambiente. Entretanto, a GM assim como outras montadoras nunca deram atenção, poís o que se percebe é que existia um lobby Montadoras-Petrolíferas-Governo, além do fator economia para os bolsos deles claro.

Mas isso parecia que ia mudar em meados de 1996 quando o governo da California preocupado com o calor e os problemas que o excesso de carros em seu estado estava causando ao meio ambiente, criou uma lei que obrigava as montadoras de automóveis a fabricar uma cota de automóveis movido a eletricidade. Para atender a exigência, a Ford, Toyota, GM, entre outras, lançaram seus modelos. Mas quando chegaram no mercado, a lei foi derrubada.

A GM lançou o EV1 O EV (Electric Vehicle) era, de acordo com os poucos que tiveram acesso a ele, um carro eficiente, rápido e, acima de tudo, não afetava diretamente o meio ambiente, pois não emitia CO2. Mas a GM não foi a única a criar um carro elétrico; a Toyota também tinha um carro parecido, o RAV4, mas toda essa idéia de carros ecologicamente corretos foi literalmente esmagada em 2004.

EV1 da GM
2004 - todas as unidades esmagadas em um ferro-velho
RAV4

E o mais interessante é que muitas pessoas nem souberam disso. Vale notar a falta de conhecimento do público em relação a essa tecnologia que já está pronta para ser usada em uma época em que se fala muito em combustíveis menos poluentes e alternativas para ao uso do petróleo, mas que só agora as montadoras americanas resolveram aderir, obviamente não sendo por um futuro melhor.

A verdade é que as grandes montadoras americanas estão perdendo cada vez mais mercado para os carros japoneses, que tem dominado o mercado deles e em muitos outros países. Um dos carros mais famosos hoje nos EUA é o Toyota Prius, que é híbrido. E o exemplo merece atenção. A tecnologia do EV1, tinha potencial para fazer desmoronar toda uma indústria (da distribuição dos combustíveis). Já o carro híbrido, movido a gasolina, com ajuda de um motor elétrico, não.

Confirmando que como na época da lei da Califórnia, eles apenas o fazem por serem obrigados. E agora como resultado dessa "timidez" americana o Japão lidera o setor.
Ninguém nunca esteve preocupado com o meio ambiente, a preocupação deles sempre foi o bolso dos acionistas. A industria americana de veiculos esta agonizando, e agora que eles percebem que muitos consumidores querem carros menos dependentes do petróleo, eles agem em desespero desengavetando seus projetos na esperança de recuperar um mercado, que se eles tivessem pensado com a cabeça em vez dos bolsos teriam conseguido resultados excelentes e talvez o cenário fosse bem diferente hoje.

No documentário isso é mostrado, dando prioridade ao carro da GM o EV1. Documentário excelente, e de uma forma investigativa tenta mostrar os verdadeiros culpados pela "morte" do carro elétrico na época. E que os carros não chegaram a ser vendidos, foram alugados. E mesmo com os locadores pedindo e implorando para que os carros continuassem com eles, a GM os recolheu e os destruiu...porquê?

O trailer do documentário:



Recomendo que você assista!

1 Comentário:

Anônimo disse...

Novo link do documentario http://www.youtube.com/watch?v=FD1CUdsCqvE

 

©2009 Comentando sobre o filme | Template Blue by TNB